A tosse com catarro é um sintoma muito comum na infância. Isso porque ela ocorre por conta de gripes e resfriados, que costumam atingir as crianças saudáveis até 12 vezes por ano¹! Se você se depara com essa situação constantemente, saiba que há uma solução muito prática e segura para isso: o uso de um xarope expectorante infantil fitoterápico.
Também conhecido como xarope para tosse fitoterápico, esse tipo de medicamento alia o que há de melhor nas plantas medicinais com o reconhecimento científico, e é muito eficaz para aliviar a tosse com catarro nos pequenos.
Quer saber mais sobre? Entenda melhor o que é, para que serve e quando usar um xarope expectorante infantil fitoterápico!
O que é um xarope fitoterápico?
Os medicamentos fitoterápicos são aqueles obtidos exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais².
Eles são reconhecidos pela sua eficácia e segurança e são validados por meio de pesquisas, ensaios clínicos e documentação científica publicada. Por conta disso, todos os riscos do seu uso são conhecidos, assim como as suas qualidades e indicações.
Portanto, um xarope fitoterápico é um medicamento obtido a partir de uma planta medicinal, com uso permitido por agências regulatórias e reconhecido pela ciência. Diferentemente de um xarope caseiro, que pode ser considerado como um remédio natural.
Remédio é um termo mais amplo que medicamento e engloba qualquer composição que tem como objetivo curar ou aliviar a dor, desconforto ou doença, podendo ser incluídas aqui preparações caseiras com plantas medicinais, por exemplo³.
Já os medicamentos são elaborados por farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendem especificações técnicas e legais, sendo utilizados para diagnosticar, prevenir, curar enfermidades ou aliviar sintomas³.
Ou seja, um xarope fitoterápico une o melhor dos ativos das plantas medicinais com a eficácia comprovada por estudos científicos!
Para que serve um xarope fitoterápico?
Se você já se perguntou para que serve um xarope fitoterápico, saiba que, assim como outros tipos de medicamentos à base de plantas, ele possui três finalidades4:
- Profilática: age na prevenção das doenças;
- Curativa: atua no tratamento e cura;
- Paliativa: auxilia a diminuir e aliviar os sintomas de enfermidades.
No caso do xarope expectorante infantil fitoterápico, ele ajuda a criança a eliminar mais rapidamente o catarro acumulado nas vias aéreas e também acelera o fim da tosse.
Além de expectorante, um xarope para tosse fitoterápico pode ter a função mucolítica. As principais diferenças entre essas duas ações são as seguintes5:
- Mucolítica: o medicamento atua para diminuir a viscosidade, amenizando sua aderência às paredes do sistema respiratório e facilitando a sua eliminação.
- Expectorante: neste caso a ação é a expulsão do catarro em si, a partir do estímulo da tosse ou de maior produção do muco e consequentemente o aumento do seu volume.
Agora que você já entendeu o que é um xarope fitoterápico e para que serve um expectorante feito à base de plantas medicinais, descubra quando deve usá-lo!
Quando usar um xarope expectorante infantil fitoterápico?
O uso de um xarope expectorante infantil fitoterápico é indicado nos casos de doenças com muita produção de muco, como a gripe ou um resfriado. Isso porque ele vai atuar para aliviar um dos sintomas mais incômodos dessas enfermidades: a tosse com catarro.
A tosse é muito comum na infância, afinal as infecções respiratórias das quais ela deriva costumam acometer os pequenos de oito a 12 vezes ao ano¹.
Quando ela inclui muco, é chamada de tosse produtiva7. Nesses casos, é interessante contar com um xarope expectorante infantil fitoterápico, com o intuito de auxiliar a fluidificação do líquido e sua expulsão do organismo.
Afinal, durante a doença, o corpo elimina o muco produzido em excesso por meio da tosse. Então, para facilitar e acelerar esse processo, um medicamento pode ser utilizado.
Além da gripe e do resfriado comum, outras condições de saúde que podem causar a tosse são6:
- Sinusite aguda;
- Rinite, laringite, traqueíte e faringite;
- Bronquite aguda.
Por isso, lembre-se sempre de que o uso de medicamentos deve ser feito de maneira racional e sempre com o acompanhamento de um médico. Ou seja, antes de iniciar a medicação, você deve consultar com um profissional de saúde que irá indicar as melhores alternativas para o seu filho e verificar se o quadro dele não está associado a situações mais severas como as listadas acima!
Qual xarope expectorante infantil fitoterápico devo usar?
Há diversas opções seguras e reconhecidas pelo Ministério da Saúde de medicamentos fitoterápicos para crianças.
Inclusive, o uso de um xarope expectorante infantil fitoterápico está entre as soluções permitidas pelo órgão de saúde.
Uma alternativa é o Blumel Hedera, um xarope expectorante infantil fitoterápico ideal para tratar a tosse produtiva e fluidificar o catarro, feito a partir do extrato seco de folhas de Hedera Helix9.
Essa planta tem diversas propriedades medicinais e tem eficácia comprovada como expectorante, fluidificante, mucolítica, broncodilatadora e anti-inflamatória, podendo ser utilizada no tratamento de doenças do trato respiratório com formação de muito muco8.
Por conta disso, o xarope pode ser usado para a tosse das crianças com dois anos ou mais, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração9. E o melhor de tudo: Blumel Hedera não possui açúcares nem corantes9, se tornando uma opção ainda mais saudável.
Conheça melhor Blumel Hedera no nosso site e converse com um pediatra sobre a possibilidade de utilizar esse xarope com o seu filho!
Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2021.