Saiba como um xarope expectorante infantil fitoterápico pode aliviar a tosse do seu filho

Tratamentos
Publicado em: 07/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Saiba como um xarope expectorante infantil fitoterápico pode aliviar a tosse do seu filho

A tosse com catarro é um sintoma muito comum na infância. Isso porque ela ocorre por conta de gripes e resfriados, que costumam atingir as crianças saudáveis até 12 vezes por ano¹! Se você se depara com essa situação constantemente, saiba que há uma solução muito prática e segura para isso: o uso de um xarope expectorante infantil fitoterápico.

Também conhecido como xarope para tosse fitoterápico, esse tipo de medicamento alia o que há de melhor nas plantas medicinais com o reconhecimento científico, e é muito eficaz para aliviar a tosse com catarro nos pequenos.

Quer saber mais sobre? Entenda melhor o que é, para que serve e quando usar um xarope expectorante infantil fitoterápico!

O que é um xarope fitoterápico?

Os medicamentos fitoterápicos são aqueles obtidos exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais².

Eles são reconhecidos pela sua eficácia e segurança e são validados por meio de pesquisas, ensaios clínicos e documentação científica publicada. Por conta disso, todos os riscos do seu uso são conhecidos, assim como as suas qualidades e indicações.

Portanto, um xarope fitoterápico é um medicamento obtido a partir de uma planta medicinal, com uso permitido por agências regulatórias e reconhecido pela ciência. Diferentemente de um xarope caseiro, que pode ser considerado como um remédio natural.

Remédio é um termo mais amplo que medicamento e engloba qualquer composição que tem como objetivo curar ou aliviar a dor, desconforto ou doença, podendo ser incluídas aqui preparações caseiras com plantas medicinais, por exemplo³.

Já os medicamentos são elaborados por farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendem especificações técnicas e legais, sendo utilizados para diagnosticar, prevenir, curar enfermidades ou aliviar sintomas³.

Ou seja, um xarope fitoterápico une o melhor dos ativos das plantas medicinais com a eficácia comprovada por estudos científicos!

Para que serve um xarope fitoterápico?

Se você já se perguntou para que serve um xarope fitoterápico, saiba que, assim como outros tipos de medicamentos à base de plantas, ele possui três finalidades4:

  1. Profilática: age na prevenção das doenças;
  2. Curativa: atua no tratamento e cura;
  3. Paliativa: auxilia a diminuir e aliviar os sintomas de enfermidades.

No caso do xarope expectorante infantil fitoterápico, ele ajuda a criança a eliminar mais rapidamente o catarro acumulado nas vias aéreas e também acelera o fim da tosse.

Além de expectorante, um xarope para tosse fitoterápico pode ter a função mucolítica. As principais diferenças entre essas duas ações são as seguintes5:

  • Mucolítica: o medicamento atua para diminuir a viscosidade, amenizando sua aderência às paredes do sistema respiratório e facilitando a sua eliminação.
  • Expectorante: neste caso a ação é a expulsão do catarro em si, a partir do estímulo da tosse ou de maior produção do muco e consequentemente o aumento do seu volume.

Agora que você já entendeu o que é um xarope fitoterápico e para que serve um expectorante feito à base de plantas medicinais, descubra quando deve usá-lo!

Quando usar um xarope expectorante infantil fitoterápico?

O uso de um xarope expectorante infantil fitoterápico é indicado nos casos de doenças com muita produção de muco, como a gripe ou um resfriado. Isso porque ele vai atuar para aliviar um dos sintomas mais incômodos dessas enfermidades: a tosse com catarro.

A tosse é muito comum na infância, afinal as infecções respiratórias das quais ela deriva costumam acometer os pequenos de oito a 12 vezes ao ano¹.

Quando ela inclui muco, é chamada de tosse produtiva7. Nesses casos, é interessante contar com um xarope expectorante infantil fitoterápico, com o intuito de auxiliar a fluidificação do líquido e sua expulsão do organismo.

Afinal, durante a doença, o corpo elimina o muco produzido em excesso por meio da tosse.   Então, para facilitar e acelerar esse processo, um medicamento pode ser utilizado.

Além da gripe e do resfriado comum, outras condições de saúde que podem causar a tosse são6:

  • Sinusite aguda;
  • Rinite, laringite, traqueíte e faringite;
  • Bronquite aguda.

Por isso, lembre-se sempre de que o uso de medicamentos deve ser feito de maneira racional e sempre com o acompanhamento de um médico.  Ou seja, antes de iniciar a medicação, você deve consultar com um profissional de saúde que irá indicar as melhores alternativas para o seu filho e verificar se o quadro dele não está associado a situações mais severas como as listadas acima!

Qual xarope expectorante infantil fitoterápico devo usar?

Há diversas opções seguras e reconhecidas pelo Ministério da Saúde de medicamentos fitoterápicos para crianças.

Inclusive, o uso de um xarope expectorante infantil fitoterápico está entre as soluções permitidas pelo órgão de saúde.

Uma  alternativa é o Blumel Hedera, um xarope expectorante infantil fitoterápico ideal para tratar a tosse produtiva e fluidificar o catarro, feito a partir do extrato seco de folhas de Hedera Helix9.

Essa planta tem diversas propriedades medicinais e tem eficácia comprovada como expectorante, fluidificante, mucolítica, broncodilatadora e anti-inflamatória, podendo ser utilizada no tratamento de doenças do trato respiratório com formação de muito muco8.

Por conta disso, o xarope pode ser usado para a tosse das crianças com dois anos ou mais, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração9. E o melhor de tudo:  Blumel Hedera não possui açúcares nem corantes9, se tornando uma opção ainda mais saudável.

Conheça melhor Blumel Hedera no nosso site e converse com um pediatra sobre a possibilidade de utilizar esse xarope com o seu filho!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2021.


 

 

1. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial. Tosse. Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/tosse/ . Acesso em: setembro, 2021.2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_programa_nacional_plantas_medicinais_fitoterapicos.pdf . Acesso em: setembro, 2021.3. Governo do Estado de Pernambuco. Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica. Secretaria Executiva de Atenção à Saúde. Você sabe a diferença entre remédio e medicamento? 1 julho, 2015. Disponível em: http://www.farmacia.pe.gov.br/noticia/voce-sabe-diferenca-entre-remedio-e-medicamento . Acesso em: setembro, 2021. 4. Macedo JABM. Plantas medicinais e fitoterápicos na atenção primária à saúde: contribuição para profissionais prescritores. Rio de Janeiro. Monografia [Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade] - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; 2016. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17719/2/12.pdf . Acesso em: setembro, 2021.5. Martín-Aragón S, Benedi J. Farmacoterapia mucolítico-expectorante. Farmacia Profesional. 2004; 18 (1): 44-49. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-farmacoterapia-mucolitico-expectorante-13057200 . Acesso em: setembro, 2021.6. II Diretrizes Brasileiras no Manejo da Tosse Crônica. J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 6) :S 403-S 446. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/X6G48YN9xtddvFdDmBc94hh/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: setembro, 2021.7. Paula CS. Manejo da tosse com medicamentos isentos de prescrição. Visão Acadêmica. Abril/Junho, 2016; 17 (2): 116-125. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwj7oLSgmrjyAhV2qJUCHV9kAtkQFnoECBMQAw&url=https%3A%2F%2Frevistas.ufpr.br%2Facademica%2Farticle%2Fdownload%2F47092%2F29253&usg=AOvVaw3KhEB4DBIBVk-M6YBp8GWd . Acesso em: setembro, 2021.8. Lutsenko Y, et al. Hedera helix as a medicinal plant. Herba Polonica. 2010; 56 (1): 83-96. Disponível em: http://yadda.icm.edu.pl/yadda/element/bwmeta1.element.agro-article-02fb546a-ebc9-4ebf-b6c9-4d0103c5908f . Acesso em: agosto, 2021.9. Bula do produto Blumel Hedera.