Uma educação baseada no respeito e no diálogo é o ideal de muitos pais e responsáveis que tem como objetivo ensinar as crianças sobre limites sem apelar ao autoritarismo, mas também sem serem tão permissivos. Se você se identifica com essa ideia, sabe o que é a disciplina positiva?
Essa filosofia tem como base o entendimento do comportamento dos pequenos assim como o foco no desenvolvimento da autonomia infantil a partir da compreensão de regras básicas, sem recorrer a censuras ou punições em casos de atitudes indesejadas.
Aprenda então o que é a disciplina positiva e como você pode aplicá-la na educação do seu filho!
O que é a disciplina positiva?
Quando os pais buscam as melhores práticas pedagógicas para educar os filhos, eles encontram diversas possibilidades. Dentre todas as existentes é possível que você já tenha se deparado e se perguntado o que é a disciplina positiva.
A disciplina positiva é um método e filosofia de educação que preza pelo desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e motor dos pequenos, impondo limites para as crianças de maneira gentil e solidária¹. Isso significa que a base dela é o diálogo e não a punição física ou verbal².
Apesar do termo disciplina ser carregado de um sentido negativo, muitas vezes associado à punição, o ato de disciplinar pode ser uma forma de educar e delimitar regras sem deixar de lado o afeto e o respeito à criança¹.
Diante disso, a disciplina positiva tem como objetivo encorajar os pequenos a se tornarem responsáveis, respeitosos, resilientes e incentivar que desenvolvam os recursos emocionais necessários para solucionar qualquer problema que surja ao longo da vida³.
Por meio dela, os pais e responsáveis ensinam habilidades sociais e estimulam o desenvolvimento da autonomia infantil¹.
Entenda em detalhes quais são os princípios da disciplina positiva abaixo.
Quais são os princípios da disciplina positiva?
Além de entender o que é a disciplina positiva, muitos pais e responsáveis querem conhecer quais são os seus princípios.
Entre os seus pilares estão1,2,4:
- Reforço das atitudes positivas e eliminação das indesejáveis por meio do diálogo aberto, sem agredir a criança física ou psicologicamente;
- Compreensão do comportamento do pequeno e consideração das suas necessidades, assim como as dos pais e responsáveis;
- Conexão com os filhos por meio de um senso de pertencimento e de importância na família;
- Respeito mútuo, por meio da gentileza e firmeza;
- Estímulo à autonomia infantil, ou seja, à capacidade da criança tomar decisões e lidar com limitações e liberdades estabelecidas;
- Foco no desenvolvimento de habilidades de vida, como responsabilidade, cooperação, autodisciplina, resolução de problemas e empatia.
Depois de aprender tudo isso, ficou interessado em saber como aplicar a disciplina positiva na prática? Veja abaixo.
Como aplicar a disciplina positiva? 8 dicas
Não há uma cartilha ou um manual fechado de como aplicar a disciplina positiva¹. No entanto, é possível indicar algumas diretrizes para auxiliar os pais na construção de relações mais saudáveis e respeitosas com os filhos.
As melhores dicas para isso são1,5,6:
- Converse com o pequeno e demonstre o que você deseja dele: ensine para ele o que é certo e errado com palavras e ações. Tenha atitudes que você gostaria que eles copiassem;
- Estabeleça limites para as crianças: tenha regras claras e consistentes que ela possa seguir. Além disso, certifique-se de que você a orientou de modo apropriado para a idade dela, de forma que ela possa compreender;
- Fale sobre consequências: de maneira calma e firme explique as consequências para as atitudes dela;
- Escute os seus filhos: escutar é fundamental para que o diálogo aconteça. Deixe o pequeno finalizar uma história antes de ajudar a resolver seu problema. Converse com a criança sobre sentimentos como ciúmes, inveja e frustração;
- Dê atenção para a criança: uma das ferramentas mais poderosas da disciplina positiva é a atenção, para reforçar os bons comportamentos e desencorajar os ruins;
- Não bata ou grite com o seu filho: estudos mostram que bater nas crianças frequentemente piora as reações de raiva e agressão nelas. De fato, uma pesquisa nos EUA demonstrou que quanto mais elas eram agredidas, mais se comportavam de forma inadequada5;
- Reconheça os seus erros: ensine aos seus filhos que erros são oportunidades de aprendizado. Para isso, use o modelo de três Rs da recuperação após cometer uma falha: reconhecer, reconciliar e resolver. Ou seja, reconheça a situação, esteja disposto a dizer "sinto muito" e concentre-se em soluções, ao invés de se culpar. Lembre-se de que os pequenos aprendem por meio de exemplos;
- Concentre-se sempre nas soluções ao invés de consequências: evite punições e envolva as crianças na busca de soluções que sejam respeitosas, razoáveis e úteis.
Disciplina positiva de 0 a 3 anos
Para que o seu filho se acostume com essa filosofia desde cedo, é interessante colocar a disciplina positiva em prática de 0 a 3 anos.
Algumas dicas da American Academy of Pediatrics para fazer isso são5:
- Use uma linguagem positiva para guiar o bebê. Por exemplo, fale "hora de sentar" no lugar de "não se levante";
- Guarde a palavra “não” para situações mais relevantes como as relacionadas à segurança. Para limitar a necessidade de dizer “não”, coloque objetos perigosos fora do alcance dele;
- Desde bebê as crianças precisam de disciplina, então converse com pais, responsáveis, família e creche para colocar algumas regras básicas em todos os ambientes.
Conclusão
Se você se preocupa com a melhor maneira de educar o seu filho, com certeza também busca medicamentos de qualidade para a saúde dele, especialmente quando precisa tratar episódios tão comuns durante a infância como as gripes e resfriados. Para isso, você pode contar com a linha Blumel.
Nela você encontra o xarope Blumel Hedera, um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição7-9.
Além dele, temos o Blumel Imune Kids, um suplemento alimentar disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, auxiliando o sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais10.
Por fim, o Blusoro Jet é um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser usado diariamente11.
Com o apoio da linha Blumel você pode ficar tranquilo quando o seu filho precisar utilizar algum desses medicamentos! Conheça todos os produtos no nosso site!
Entendeu o que é a disciplina positiva? Leia outros textos sobre educação e saúde infantil no nosso blog!
Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.
Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.
* Produto com concentração exclusiva no mercado.