Os quatro pilares da educação da UNESCO foram desenvolvidos em 1999 por Jacques Delors, conhecido como um importante professor político e econômico francês.
O relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, disponível gratuitamente, indica quais são os aprendizados mais importantes para que as crianças possam desenvolvê-los cognitiva e socialmente. ¹
Ao trabalhar os quatro pilares, os alunos absorvem uma formação completa não só para o mercado de trabalho, mas também para conviver em sociedade com comportamentos justos, empáticos e prontos para lidar com as adversidades. ¹
Neste artigo, você aprenderá todos os pilares da educação. Destacamos as características de cada um, além de mostrar de que forma eles podem influenciar no aprendizado infantil. Acompanhe!
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Quem é Jacques Delors?
Antes de apresentar quais são os quatro pilares da educação, vamos conhecer melhor quem foi o responsável por desenvolver essa linha de pensamento?
Jacques Lucien Jean Delors foi um economista e político francês. Ele estudou Economia na Sorbonne. No âmbito educacional, o educador teve passagem por duas importantes instituições: professor visitante na Universidade Paris-Dauphine (1974-1979) e na Escola Nacional de Administração (França).²
O economista também foi presidente da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, entre 1992 a 1996. Naquela época, Delors desenvolveu o relatório "Educação, um Tesouro a descobrir", abordando os Quatro Pilares da Educação. ²
A carreira na UNESCO foi marcada pela defesa de que o indivíduo deve permanecer com o aprendizado ao longo de toda a vida. Essa habilidade está interligada com as quatro vias que pertencem aos pilares da educação. ²
“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de
um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo
tempo, a bússola que permite navegar através dele”
Jacques Delors²
Qual é a importância dos quatro pilares da educação?
Jacques Delors acredita que a educação é uma ferramenta indispensável para que a humanidade consiga se desenvolver em questões relacionadas à paz, liberdade e à justiça social.¹
“No desfecho de seus trabalhos, a Comissão fez questão de afirmar sua fé no papel essencial da educação para o desenvolvimento contínuo das pessoas e das sociedades: não como um remédio milagroso, menos ainda como um "abre te sésamo” de um mundo que tivesse realizado todos os seus ideais, mas como uma via - certamente, entre outros caminhos, embora mais eficaz - a serviço de um desenvolvimento humano mais harmonioso e autêntico, de modo a contribuir para a diminuição da pobreza, da exclusão social, das incompreensões, das opressões, das guerras.”, destaca.¹
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Para que servem os quatro pilares da educação?
Os quatro pilares abordam temas fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todas as fases da vida. ¹
Trata-se de aprendizados que não podem ser negligenciados. O relatório, por exemplo, aborda o convívio em grupo, que é essencial para que os indivíduos tenham capacidade de respeitar a todos. ¹
Jacques também destaca a habilidade de conhecimento, que ajuda a conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho. No próximo tópico, abordaremos todos os pilares de forma mais profunda. Acompanhe! ¹
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Quais são os quatro pilares da educação de Jacques Delors?
Os quatro pilares da educação estão relacionados com as seguintes áreas: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Conheça abaixo as características de cada um.
Aprender a conhecer
De acordo com Jacques Delors é essencial tornar o ato do conhecimento, das descobertas e da construção mais prazeroso, para que esses processos não sejam temporários e permaneçam ao longo do tempo.
Isso é importante também para valorizar a curiosidade, a autonomia e a atenção contínua de cada indivíduo regularmente. ²
Delors explica com mais detalhes o conceito. “Combinando uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos. Ou seja: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida”, destaca.¹
Aprender a fazer
Foi-se o tempo em que o mercado de trabalho se sustentava apenas com uma única ideia. A evolução ágil, especialmente após a pandemia causada pelo novo coronavírus, exige que pessoas e profissionais estejam dispostos a lidar com novos desafios em suas experiências profissionais, a trabalhar em equipe, aperfeiçoar espírito colaborativo e de humildade. ²
As empresas valorizam também a iniciativa e a intuição do profissional, a capacidade de arriscar, habilidades com a comunicação e resolução de conflitos, além de ter flexibilidade. ¹
“A fim de adquirir não só uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Além disso, aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho, oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho”, explica o autor dos quatro pilares da educação. ¹
Aprender a conviver
Esse é um dos pontos mais importantes dos quatro pilares da educação. Afinal, estamos convivendo com pessoas o tempo todo, seja na escola, em casa ou no ambiente profissional. ²
Para desenvolver essa habilidade, o indivíduo precisa saber administrar conflitos, participar de projetos que envolvam várias pessoas, sentir prazer no esforço comum e buscar compreender as pessoas de uma forma mais leve. ¹
“Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz”, destaca Delors.¹
Aprender a ser
Por fim, e não menos importante, aprender a ser estimula o indivíduo a desenvolver uma série de fatores, como: ²
- Sensibilidade;
- Sentido ético e estético;
- Responsabilidade pessoal;
- Pensamento autônomo e crítico;
- Imaginação;
- Criatividade;
- Iniciativa;
- Crescimento e integração da pessoa em relação à inteligência. ²
Ele destaca ainda qual é a importância de aprender a ser. “Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.
Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.”, completa.¹
O processo de aprendizado precisa ser integral, ou seja, sem ignorar nenhuma das potencialidades de cada pessoa. ²
Os quatro pilares da educação de Jacques Delors vão ao encontro das habilidades mais esperadas pelos profissionais, de acordo com o relatório do Fórum Mundial da Economia. Veja abaixo!³
- Inteligência emocional;
- Pensamento crítico;
- Habilidade em tecnologia;
- Adaptação e flexibilidade;
- Criatividade;
- Habilidades de liderança;
- Julgamento e tomada de decisão;
- Colaboração;
- Alfabetização de dados;
- Inteligência cultural e diversidade. ³
Portanto, quanto mais cedo a criança aprender os quatro pilares, mais chances de sucesso ela terá não só na escola, mas durante as outras fases da vida. ³
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