Higiene pessoal na educação infantil: que boas práticas incentivar?

Imunidade
Publicado em: 02/05/2024 - 00:00:00
Imagem do post Higiene pessoal na educação infantil: que boas práticas incentivar?

A higiene pessoal na educação infantil (tanto no contexto escolar como na rotina doméstica) é um aspecto-chave para o desenvolvimento integral dos pequenos¹.

Com isso em mente, preparamos este conteúdo para esclarecer a importância de incentivar bons hábitos de higiene entre as crianças.

Ao longo das próximas linhas, você confere também dicas valiosas de como transformar tais cuidados em práticas cotidianas capazes de favorecer o crescimento saudável de seus filhos.

Qual a importância da higiene pessoal na educação infantil

A promoção da higiene pessoal na educação infantil transcende os limites do contexto escolar, estendendo-se profundamente para a vida cotidiana das crianças. As boas práticas não apenas contribuem para a prevenção de doenças, mas exercem um papel vital no desenvolvimento físico, emocional e social dos pequenos¹.

1 - Saúde física

A higiene pessoal eficaz é uma barreira essencial contra a propagação de germes e infecções. Ensinar as crianças a lavarem as mãos corretamente, escovar os dentes e manter hábitos de higiene promove uma saúde física robusta desde cedo².

2 - Desenvolvimento emocional

Ao cultivar hábitos de higiene pessoal na educação infantil, as crianças desenvolvem uma consciência positiva sobre seus corpos. Isso colabora para a criação e fortalecimento da autoestima e autoconfiança, aspectos indispensáveis para um desenvolvimento emocional saudável².

3 - Prevenção de bullying

A manutenção de uma boa higiene pessoal pode prevenir situações de constrangimento e bullying. Crianças que desenvolvem habilidades de autocuidado estão mais propensas a se integrar positivamente em seu meio, evitando possíveis estigmas³.

4 - Hábitos de vida saudáveis

Ao incorporar práticas de higiene pessoal, as crianças recebem uma educação continuada sobre a importância de hábitos saudáveis. Essa conscientização precoce estabelece as bases para escolhas de estilo de vida positivas no futuro³.

5 - Preparação para a autonomia

A higiene pessoal é um passo inicial na jornada para a autonomia. Ao adquirirem a habilidade de tomar conta de si mesmos, os pequenos tendem a se tornar mais responsáveis e preparados para os desafios da vida adulta¹.

6 - Integração família-escola

Práticas de higiene ensinadas na escola são facilmente integradas à rotina familiar, promovendo consistência e coesão entre os ambientes escolar e doméstico¹.

Higiene pessoal na educação infantil: 7 melhores práticas

Diversas práticas podem ser implementadas no dia a dia com foco na promoção de hábitos de higiene pessoal entre os pequenos. Destacamos abaixo as principais.

1 - Lavagem adequada das mãos

Mostre aos seus filhos a maneira correta de lavar as mãos, utilizando sabão e água e esfregando entre os dedos e as unhas por pelo menos 20 segundos¹.

Enfatize a relevância de lavar as mãos em momentos-chave, como antes de se alimentar, depois de ir ao banheiro e assim que chegar em casa¹.

2 - Escovação regular dos dentes

Estabeleça uma rotina diária de escovação dos dentes. Incentive a aplicação de uma quantidade razoável de pasta de dentes e demonstre como escová-los corretamente - em movimentos circulares e sem muita força².

Para uma melhor adesão, torne a escovação divertida por meio do uso de escovas coloridas, músicas ou jogos².

3 - Cuidados com os cabelos

Ensine a importância de higienizar os cabelos de forma frequente. Incentive o uso de shampoos suaves e a secagem adequada dos fios após o banho².

Utilize escovas ou pentes leves para evitar danos ao couro cabeludo, que tende a ser mais sensível nas crianças².

4 - Higiene corporal geral

Defina uma rotina de banho regular, adaptando-a à idade e às necessidades individuais do seu filho. Fique atento especialmente à higiene nas regiões de dobras da pele, como axilas e virilhas, de modo a evitar reações alérgicas e irritações³.

5 - Uso responsável de papel higiênico

Ensine as crianças a utilizar lenços e papel higiênico de maneira responsável, limitando-se à quantidade necessária para limpar a região íntima após usar o banheiro³.

Além disso, reforce a importância de descartar adequadamente esses materiais³.

6 - Vestuário limpo

Enfatize a necessidade de vestir roupas limpas todos os dias. Explique como a troca diária de roupas contribui para a prevenção de odores e irritações na pele¹.

7 - Etiqueta respiratória

Instrua as crianças a protegerem a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os com o braço ou um lenço descartável. Explique como essa prática ajuda a prevenir a propagação de germes¹.

Veja também: Criança espirrando muito? Conheça 3 possíveis causas!

Blumel Imune Kids: suplemento que auxilia a imunidade

Bom, como você pôde conferir neste conteúdo, a higiene pessoal na educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento saudável e o bem-estar geral dos pequenos¹.

Por meio de boas práticas, é possível evitar que as crianças sejam acometidas por diversos tipos de infecções e doenças¹.

Nesse sentido, outra estratégia que pode favorecer a imunidade dos seus filhos é o uso de suplementos6.

O Blumel Imune Kids, por exemplo, é rico em nutrientes que ajudam no funcionamento do sistema imune, como as vitaminas C, D e A, além dos minerais selênio e zinco4 e 5.

Indicado para crianças a partir de 4 anos de idade, esse suplemento está disponível na forma de solução oral ou gomas e deve ser ingerido uma vez ao dia, de acordo com as sugestões de consumo de cada apresentação4 e 5.

A dosagem de Blumel Imune Kids na apresentação de solução oral é de 2 mL para crianças de 4 a 8 anos. Para crianças de 9 a 12 anos, 4 mL. A partir de 13 anos, a dosagem é de 6 mL4 e 5.

Já na apresentação em gomas, a porção diária é de uma goma para crianças a partir de 4 anos4 e 5.

Agende uma consulta com um pediatra e verifique a possibilidade de utilizar essa solução no tratamento do seu filho!

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Outubro/2023.