Imagine a seguinte cena: é o primeiro dia de aula do seu filho e, de repente, ele fica nervoso e com muito medo a ponto de fazer um escândalo para não sair de casa. Você automaticamente entende que ele está ansioso. Mas até que ponto isso é normal? Para descobrir isso, antes é preciso aprender o que caracteriza uma criança com ansiedade.
Esse é um assunto que preocupa os pais e com razão. Afinal, afeta o cotidiano dos pequenos e pode trazer prejuízos como a interferência em funções cognitivas relacionadas à atenção, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e solução de problemas³.
Entenda como controlar a ansiedade de uma criança e cinco técnicas para acalmá-la!
Como controlar a ansiedade de uma criança? Entenda o que é a doença!
A ansiedade em criança é definida como um estado emocional que depende de componentes psicológicos e fisiológicos¹.
Ela faz parte do desenvolvimento humano, no entanto, é capaz de se tornar patológica quando se manifesta de maneira exagerada e sem uma situação ameaçadora de fato para desencadeá-la¹.
Ela se caracteriza por um estado de humor desconfortável, com uma apreensão negativa em relação ao futuro e uma inquietação interna desagradável¹.
Também pode ser descrita como uma sensação vaga da existência de alguma ameaça ao bem estar do pequeno, aquele velho pressentimento de que "algo de ruim vai acontecer"¹.
Isso pode estar relacionado a cenários cotidianos, como¹:
- A véspera de uma prova;
- Uma viagem
- Mudança de casa.
A ansiedade na criança se torna um problema psiquiátrico quando a impede de realizar tarefas cotidianas, como estudar, brincar e fazer amizades. Isso traz um impacto grande na vida social e escolar dela, trazendo sérias consequências para o seu futuro².
Além da dificuldade de criar amizades, a ansiedade em crianças está associada a um baixo desempenho neuropsicológico na atenção e na memória, o que faz com que cometam mais erros e demorem mais tempo para finalizar tarefas que precisam de planejamento³.
Entre os fatores que desencadeiam a ansiedade em crianças estão os biológicos e familiares. A transmissão genética chega a ser responsável por cerca de 50% da predisposição a ter esse quadro psicológico².
Conheça então os tipos e sintomas de ansiedade infantil!
Quais são os tipos e sintomas de ansiedade infantil?
Os transtornos de ansiedade em criança mais comuns que existem são os seguintes1-3:
- Ansiedade fóbica/fobia específica: aqui ela apresenta medo de algum objeto, animal ou situação específica;
- Ansiedade social: tem excesso de introversão e timidez que não desaparece com o crescimento;
- Ansiedade de separação: medo exagerado diante de circunstâncias que envolvem afastamento da casa, dos pais ou de outras pessoas importantes;
- Ansiedade generalizada: preocupação excessiva e antecipatória, ocorrendo quase todos os dias;
- Estresse pós-traumático: está relacionado a vivência de eventos traumáticos na vida do pequeno.
Já os principais sintomas de ansiedade infantil que você pode observar no pequeno são1,2:
- Inquietação interna;
- Apreensão;
- Desconforto mental;
- Taquicardia;
- Tensão muscular;
- Tremores;
- Sudorese;
- Tontura;
- Palidez;
- Falta de ar;
- Boca seca;
- Culpa excessiva;
- Medo de pensar ou fazer algo destrutivo;
- Auto desvalorização;
- Preocupação em excesso;
- Mania de perfeição;
- Chora muito;
- Acha que ninguém gosta dele;
- Sem jeito na frente dos outros/preocupado;
- Tem medo de animais, situações ou lugares específicos;
- Nervoso/tenso;
- Medo da escola.
Como ajudar a criança com ansiedade? Busque o tratamento adequado
Para saber como ajudar a criança com ansiedade, é preciso consultar o pediatra do seu filho. Isso geralmente envolve o acompanhamento psicológico e o uso de medicamentos, fitoterápicos ou alopáticos, que devem ser prescritos pelo médico4,5.
A terapia cognitivo-comportamental costuma ser uma abordagem útil para as crianças com ansiedade. Ela é direcionada a resolver os problemas atuais, modificando pensamentos e comportamentos disfuncionais2.
Outra maneira de ajudar a criança com ansiedade é reduzindo ou eliminando o consumo de alimentos e bebidas estimulantes, como refrigerantes e bebidas açucaradas ou contendo cafeína4.
Por fim, é essencial estar constantemente estudando sobre o tema e conhecendo técnicas para acalmar a criança com ansiedade!
5 técnicas para acalmar a criança com ansiedade
Para auxiliar os pais que têm uma criança com ansiedade em casa, o grupo da Universidade de São Paulo “Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência” reuniu uma série de dicas em uma página de rede social que você pode conferir neste link.
Algumas das técnicas para acalmar a criança com ansiedade são as seguintes6:
- Bolinhas de sabão: desenhe várias bolas de tamanhos distintos, algumas maiores, outras menores, e peça para a criança escrever dentro delas os seus medos, de acordo com a intensidade. Explique que eles são como as bolas de sabão, pois crescem, depois flutuam para longe e se desfazem;
- Spray anti monstro: entre os três e seis anos é comum que as crianças tenham medo de monstros e fantasmas e realmente acreditem que eles existam. Para lidar com isso, misture água com um óleo cheiroso em um borrifador e espirre nos locais que a criança indica, como, por exemplo, embaixo da cama. Isso serve para dar coragem pra ela, sem banalizar ou ridicularizar o que está sentindo;
- Imitando o peixe balão: esse é um exercício para fazer com ela esteja presente na respiração. Diga para ela inspirar profundamente como um peixe balão para flutuar, depois fale para ela expirar lentamente para “mergulhar”;
- Alga marinha: peça para a criança imitar o movimento de uma alga marinha, com a correnteza forte e fraca, indicando para ela mexer todo o corpo, por ora devagar e por ora mais rápido. Essa técnica pode ser usada quando o pequeno está muito agitado, assim você o faz prestar atenção na ação do corpo;
- O gatinho: essa é outra técnica que alia respiração e movimento do corpo. Peça para o pequeno ficar em quatro apoios como um gato, inspirando pelo nariz e subindo a coluna, e exalando pela boca e abrindo o peito como um gato espreguiçando.
Atividades 1 e 5 ilustradas. Fonte: Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência6
Como cuidar da saúde da criança com ansiedade?
O cuidado com a saúde mental do seu filho é fundamental para o seu desenvolvimento e para um bem-estar físico e psíquico completo dele!
Da mesma maneira, é preciso cuidar da saúde física dele, sempre apostando nos melhores medicamentos para quando ele está doente ou com o sistema imunológico enfraquecido. Nesses casos você pode contar com a linha Blumel.
Nela você encontra Blumel Imune Kids, um suplemento alimentar disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*7, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, auxiliando o sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais8.
Também contamos com Blusoro Jet, um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz entupido e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente9.
Já o xarope Blumel Hedera, um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição 10-12.
Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de utilizar a linha Blumel e conheça melhor todos esses itens no nosso site!
Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Fevereiro/2022.
Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Fevereiro/2022.
Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.
* Produto com concentração exclusiva no mercado.