Alguma vez você já levou o seu filho ao médico com sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta e ele disse que a criança tem uma virose? Se sim, você sabe o que isso significa na prática?
A virose em criança é um quadro pediátrico que se desenvolve por conta de uma infecção causada por algum vírus, que costuma ter uma resolução natural em alguns dias, mas que pode provocar sintomas incômodos e que atrapalham a qualidade de vida, bem-estar e sono dos pequenos.
Entenda em detalhes o que é a virose em criança, como tratá-la e como preveni-la!
O que é a virose em criança?
A virose em criança nada mais é do que uma doença provocada por algum vírus que o pediatra não sabe identificar exatamente qual é. Em geral, ela passa sozinha, ou seja, quem a cura é o próprio sistema imunológico do corpo¹.
Isso significa que para curar a virose em criança o seu filho não precisa tomar nenhum antibiótico, pois ele é indicado apenas para infecções originadas por bactérias².
Essas viroses em crianças são tão habituais que podem chegar a acometer os menores de cinco anos de idade de seis a oito vezes anualmente¹.
Nos bebês, as viroses em crianças costumam ocorrer com ainda mais frequência, inclusive uma seguida da outra. Isso acontece porque aos nove meses de idade eles começam a entrar em contato com diferentes tipos de vírus e já não contam mais com os anticorpos maternos para protegê-los¹.
A partir dessas infecções é que o seu organismo vai aprender a se defender contra as viroses e criar a própria memória imunológica¹.
Os tipos mais comuns de virose em criança, que acarretam problemas gastrointestinais e respiratórios³, são causados pelos seguintes vírus2,3:
- Influenza (vírus da gripe);
- Parainfluenza;
- Vírus Sincicial respiratório;
- Coronavírus;
- Rinovirus;
- Rotavírus;
- Adenovírus.
Veja abaixo os sintomas de viroses em crianças!
Quais são os sintomas de virose em criança?
Nas viroses respiratórias em crianças, os sintomas mais frequentes são3:
- Tosse;
- Febre;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Coriza;
- Dor de garganta.
Já nas viroses em criança que são gastrointestinais, os principais sinais são3:
- Febre;
- Náusea;
- Falta de apetite;
- Vômito;
- Dor abdominal.
Como tratar a virose em criança?
O período que o corpo leva para curar uma virose na criança é bastante variável. Se a tosse durar dois ou três dias, ela pode ser tratada com naturalidade, mas se estiver acompanhada de cansaço é sinal de atenção e necessidade maior de acompanhamento médico¹.
Ou seja, não há uma resposta fixa para a pergunta "quanto tempo dura uma virose infantil?", pois isso depende do vírus que infectou o pequeno. A gripe, por exemplo, costuma levar de sete a dez dias para passar6.
Diante disso, muitos pais buscam como tratar a virose em criança. Entre as melhores soluções para amenizar essa condição estão1-3:
- Fluidificar as secreções;
- Estimular a expectoração;
- Manter uma alimentação saudável (principalmente quando se trata do leite materno nos lactentes);
- Isolar o pequeno no momento da doença;
- Incentivar a ingestão de muita água;
- Fazer lavagem das narinas com soro fisiológico;
- Utilizar antitérmicos, se receitados pelo médico, para aliviar a febre.
O que é bom para a virose em criança? Saiba como prevenir!
No fim das contas, o que é bom para a virose em criança é tentar evitar ao máximo essa situação!
As atitudes que devem ser tomadas para prevenir uma virose em criança, como gripes e resfriados, são as seguintes3-5:
- Manter a vacinação em dia (especialmente contra os vírus influenza e rotavírus);
- Higienizar frequentemente as mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool 70%;
- Evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca;
- Usar lenço descartável para limpar o nariz;
- Cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
- Manter ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo com pessoas que estão com sintomas de viroses;
- Se possível, não sair de caso enquanto estiver no período de transmissão da enfermidade;
- Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
- Estimular hábitos saudáveis nas crianças, como uma boa alimentação rica em vitaminas e minerais e hidratação constante;
- Evitar expor o pequeno ao fumo;
- Fazer a higiene da cavidade nasal com uma solução salina;
Lembre-se que essas medidas buscam evitar a virose em crianças, mas elas não são capazes de garantir que o seu filho nunca ficará doente.
Por isso, é preciso estar sempre atento aos sintomas do pequeno, consultar um médico quando necessário e utilizar os melhores medicamentos indicados por ele!
Quais medicamentos usar quando a criança está com virose?
Como você viu, as viroses em crianças são combatidas pelo próprio sistema imunológico dos pequenos. No entanto, é possível usar medicamentos para aliviar os sintomas, fluidificando e expectorando as secreções¹. Para isso, você pode contar com a linha Blumel!
Nela, você encontra o xarope Blumel Hedera, um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição 6-8.
Já o Blusoro Jet é um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente9.
Pensando no fortalecimento do sistema imunológico dos pequenos, a nossa linha conta com Blumel Imune Kids, um suplemento alimentar disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*10, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, auxiliando o sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais11.
Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de utilizar a linha Blumel e conheça melhor todos esses itens no nosso site!
Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.
Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.
Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.
*Produto com concentração exclusiva no mercado.