Na busca por uma vida saudável e pelo bem-estar, é comum que as pessoas recorram à fitoterapia, uma alternativa milenar e que vem sendo aprimorada ao longo dos séculos. Porém, o que é fitoterápico, afinal?
Trata-se de um tipo de medicamento que utiliza apenas ingredientes derivados de plantas, raízes e outros vegetais¹.
Quer entender melhor para que serve o remédio fitoterápico, sua importância e se funciona mesmo? Então continue a leitura, pois vamos explicar tudo isso nas próximas linhas.
Ao longo deste conteúdo, você confere também quais são os fitoterápicos mais utilizados e em que pontos eles se diferem da homeopatia - que é outra abordagem para promoção do bem-estar.
O que é fitoterapia?
A fitoterapia é uma alternativa terapêutica que recorre a plantas medicinais para prevenir, aliviar sintomas e tratar doenças. Combinando sabedoria tradicional e evidências científicas, essa prática explora as propriedades medicinais das plantas - incluindo raízes, folhas e flores - para promover a saúde e o bem-estar das pessoas¹.
A fitoterapia alia conhecimento ancestral à ciência moderna, oferecendo abordagens naturais como complemento à medicina convencional¹.
O que é fitoterápico?
É possível definir o que é fitoterápico como um produto de origem vegetal, derivado de plantas com propriedades medicinais, utilizado para prevenir, aliviar ou tratar condições de saúde¹.
Esses produtos incluem extratos, chás, xaropes, cápsulas e pomadas à base de plantas e são uma alternativa que podem complementar a medicina convencional¹.
Qual a importância dos fitoterápicos?
A importância dos fitoterápicos reside no fato de que eles oferecem opções de tratamento naturais e acessíveis para diversos tipos de condições de saúde².
Eles, muitas vezes, causam menos efeitos colaterais do que as opções sintéticas desenvolvidas pela indústria farmacêutica, promovem a saúde de forma holística e preservam a sabedoria tradicional das propriedades terapêuticas das plantas e raízes².
Remédios fitoterápicos funcionam?
Sim, muitos remédios fitoterápicos funcionam e têm demonstrado eficácia em estudos científicos, sendo utilizados de maneira bem-sucedida em todo o mundo².
No entanto, a efetividade desse tipo de medicamento natural pode variar dependendo de aspectos, como a origem do produto, a condição de armazenamento e a individualidade do paciente².
Qual é a diferença entre fitoterápicos e homeopatia?
Ambas são terapias naturais. No entanto, a diferença é que, enquanto os fitoterápicos são compostos exclusivamente de matéria-prima derivada de vegetais, os medicamentos de homeopatia podem levar também substâncias de origem animal e mineral em sua composição³.
Para que servem os remédios fitoterápicos?
Os remédios fitoterápicos servem para tratar e prevenir uma infinidade de condições de saúde, incluindo:
- distúrbios digestivos;
- insônia;
- ansiedade;
- dores;
- alergias³.
Além disso, são muito úteis para o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a aliviar sintomas diversos e a promover o equilíbrio e o bem-estar. Ainda, podem ser uma alternativa natural à medicina convencional³.
O que é considerado como fitoterápico?
São considerados fitoterápicos produtos de origem vegetal que apresentam propriedades medicinais. Isso inclui extratos, tinturas, cápsulas, comprimidos, chás, xaropes, cremes e pomadas feitos a partir de plantas, raízes, folhas, flores ou outras partes de qualquer vegetal que possuem substâncias com propriedades terapêuticas³.
Quais são os fitoterápicos mais populares?
Alguns dos fitoterápicos mais populares incluem:
- chá de camomila, que apresenta propriedades calmantes;
- óleo de alho, utilizado para reduzir o colesterol;
- valeriana, indicada para tratar ansiedade e insônia;
- equinácea, utilizada no fortalecimento do sistema imune;
- planta hedera helix, aliada para tratar inflamações respiratórias agudas ou crônicas³.
A linha Blu é de fitoterápicos?
Sim. O Blugripe Pelargonium, por exemplo, é um produto fitoterápico feito a partir do extrato das raízes de Pelargonium sidoides DC., que promove a melhora da resposta imunológica para o tratamento dos sintomas da gripe e resfriado4.
Já o Blumel Hedera trata a tosse e fluidifica o catarro com o extrato da folha de Hedera helix L., com eficácia comprovada4.
FAQ
O que significa fitoterápico?
O termo "fitoterápico" refere-se a produtos e medicamentos de origem vegetal que apresentam propriedades medicinais¹.
O que é fitoterápico e para que serve?
Fitoterápico é um produto de origem vegetal com propriedades medicinais, usado para tratar doenças e promover a saúde. Ele deriva de plantas, raízes, sementes e flores e serve para prevenir, aliviar ou tratar uma variedade de condições de saúde².
Quais são os fitoterápicos mais usados?
Alguns dos fitoterápicos mais utilizados são:
- Camomila: usada para aliviar o estresse e estimular o sono;
- Ginkgo Biloba: ajuda a melhorar a memória e a circulação de sangue;
- Valeriana: indicada para ansiedade e distúrbios do sono;
- Pelargonium sidoides: fortalece o sistema imunológico;
- Arnica: usada para tratar contusões e inflamações;
- Alho: tem propriedades que favorecem as funções cardiovasculares;
- Aloe Vera: utilizada para tratar problemas de pele e auxiliar na cicatrização³.
Quais são os benefícios dos fitoterápicos?
Os benefícios dos fitoterápicos são diversos. Dentre os principais, podemos destacar:
- oferecem menos efeitos colaterais que os medicamentos sintéticos, devido à abordagem natural;
- promovem a cura de forma holística, abordando não somente os sintomas, mas também a causa subjacente das condições de saúde apresentadas pelo paciente;
- fortalecem o sistema imunológico;
- aliviam dores;
- melhoraram o processo digestivo;
- reduzem o estresse e a ansiedade;
- contribuem para mais autonomia na gestão da saúde pessoal².
Veja também: Como um xarope expectorante infantil fitoterápico pode aliviar a tosse do seu filho?
Agora que você já sabe mais sobre o que é fitoterápico, ficou claro que esse tipo de medicamento desempenha um papel cada vez mais relevante na busca por alternativas naturais à medicina convencional, não é mesmo?
Nesse sentido, você pode contar com a linha da Blumel para promover o bem-estar dos seus pequenos.
O Blugrip Pelargonium, por exemplo, é um medicamento fitoterápico com efeito antibacteriano, antiviral e imunomodulador. Ele ajuda a melhorar a resposta imunológica, fazendo com que o vírus da gripe e outros agentes infecciosos não se multipliquem4.
Seu formato em gotas facilita o uso nas crianças, que podem utilizar o medicamento a partir dos 6 anos4.
Agende uma consulta com um pediatra e verifique a possibilidade de utilizar essa solução no tratamento do seu filho!