Pode reparar: é só baixar a temperatura que todo mundo em sua volta começa a fungar aqui, espirrar ali e tossir acolá. Como evitar, então, que você também se junte a eles? Como prevenir a gripe?
A gripe é tão corriqueira quanto evitável. Sua prevenção é simples e pode ser alcançada a partir de uma combinação de medidas de higiene, de precaução no contato social e de reforço do sistema imunológico.
No texto a seguir, destrinchamos essas medidas e mostramos como se prevenir da gripe a partir de cinco ações fáceis — e que o ajudarão não só contra a gripe, mas também a estabelecer uma rotina saudável.
Como prevenir a gripe?
A gripe é um dos mais comuns males que afligem os seres humanos1. No Brasil, a sua maior incidência acontece entre abril e outubro, meses de menor temperatura.
Não que o frio em si tenha uma relação direta com a infecção. No máximo, as baixas temperaturas contribuem para um certo enfraquecimento do sistema imunológico ou potencializam a sobrevivência do vírus fora de um hospedeiro2.
O comportamento das pessoas durante essa época, porém, está intimamente ligado ao contágio da gripe. Com o frio, as janelas e portas ficam fechadas e as pessoas mais próximas umas das outras. A transmissão do vírus, então, é facilitada.
Você pode não ter reparado, mas acabamos de dar a receita de como prevenir a gripe. Basta percorrer o caminho contrário do que traçamos aqui. A precaução desta doença pode ser dividida3 em três partes:
- Higiene;
- Reforço do sistema imune;
- Controle de contato.
Resumidamente falando, a higiene impede que você se contamine com o vírus que sobrevive fora dos corpos. O reforço do sistema imune, por sua vez, equilibra a queda da sua proteção ocasionada pelo frio; já o controle de contato impede a “festa da infecção”, isto é, todo mundo pertinho um do outro em ambientes pouco ventilados.
Como se prevenir da gripe? 6 maneiras de evitar a contaminação
Dentro desses eixos principais da prevenção da gripe estão algumas medidas práticas e rotineiras, que podem diminuir a infecção do vírus. Contamos pelo menos seis:
- Higiene das mãos;
- Contato com mãos e boca;
- Contato com doentes;
- Janelas abertas;
- Hábitos saudáveis;
- Vacina;
6 ações detalhadas para evitar a gripe
Higiene das mãos
Uma das maneiras mais comuns de infecção da gripe se dá pelas mãos. O toque, afinal, com qualquer superfície de uso público, pode trazer os tais vírus, muito provavelmente “deixados” há pouco tempo por outras pessoas contaminadas.
Assim, a vigilante e constante higiene das mãos é uma das maneiras mais básicas de prevenção da gripe.
O sabão e o chamado álcool 70% são capazes de matar os vírus alojados na pele3. Por isso, crie o hábito de lavar as mãos em qualquer lugar que chegar, assim como vale carregar uma garrafinha de álcool em gel com você quando sair de casa.
Contato com mãos e boca
“Como”, você pode perguntar, “que os vírus alojados na mão entram no corpo”? Pela boca, nariz e olhos, claro4. Uma medida complementar de prevenção da gripe, portanto, é se policiar no contato da sua mão com o rosto, especialmente quando estiver fora de casa.
Contato com doentes
Além de superfícies infecciosas, podemos pegar a gripe de pessoas infectadas. A partir de espirros e tosses, elas liberam uma carga de vírus no ar, que podemos inspirar e mandar direto para nossas vias respiratórias.
Como prevenir a gripe nesse caso? Mantendo uma distância segura das pessoas doentes ou que apresentem sintomas, evitando abraços e beijos, assim como o compartilhamento de utensílios pessoais, como copos, talheres e pratos.
Se, por acaso, você for o doente ou o sintomático, procure seguir a chamada “etiqueta respiratória”5, para evitar contaminar aqueles em sua volta.
Fonte: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Janelas Abertas
Com ou sem doentes presentes, é importante deixar salas e cômodos ventilados sempre que possível3.
Afinal, se houver uma corrente de ar ativa, é mais difícil que os vírus liberados por alguém infectado, sintomático ou não, chegue às vias respiratórias dos presentes no mesmo ambiente.
Hábitos saudáveis
Aqui, temos uma notícia boa e uma ruim. Apesar de todas as precauções e de todas as medidas para prevenir a gripe, você pode, ainda assim, ser infectado. O vírus tem de fato uma alta taxa de transmissão6 .Não é à toa que a doença que causa é tão comum.
A notícia boa é que essa infecção pode acontecer e você nem perceber, se estiver com o sistema imunológico em dia. O seu corpo pode, nesse caso, contrair o vírus, o combater efetivamente e você mal apresentar sintomas.
Assim, é válido manter hábitos saudáveis, como a hidratação constante, a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regulares4. Estes são, comprovadamente, benéficos ao reforço da imunidade do corpo humano7.
Vacina
Se só pudéssemos responder com uma medida a pergunta “como se prevenir da gripe”, a vacina seria a resposta mais inteligente Trata-se, afinal, de uma das mais eficazes medidas de prevenção de doenças contagiosas1, a gripe inclusa.
A vacina atua como um “treinamento” para o seu sistema imunológico, que já fica pronto para combater efetivamente o vírus assim que ele entra no seu corpo. Ela é especialmente indicada para dois grupos etários, as crianças e os idosos8.
Como prevenir a gripe em crianças?
O reforço da indicação da vacina para as crianças tem um motivo. Dois, na verdade. Pela sua idade, o corpo ainda não desenvolveu completamente suas defesas e o sistema imune ainda não é o mais eficiente.
Depois, a gripe na escola é uma realidade. A combinação das salas de aula pouco ventiladas com a menor preocupação com a higiene por parte dos pequenos e os múltiplos focos de infecção que são, ora, eles mesmos, faz do ambiente escolar um dos mais propícios para se pegar gripe9.
A educação e a observação são essenciais aqui. É muito válido reforçar as etiquetas respiratória e de higiene para as crianças, principalmente em épocas de frio, assim como ficar de olho nos seus sintomas, para deixá-las em casa e impedir que contagiem seus colegas, se preciso for3.
Suplemento alimentar para prevenir gripe em crianças
Você também pode complementar as suas medidas para prevenir a gripe das crianças com suplementos, em especial aqueles que reforçam o sistema imunológico. O Blumel Imune Kids10, por exemplo, traz uma solução oral sem adição de açúcares e corantes e com o exclusivo Imuno Complex, que contém vitaminas A C e D e os minerais Selênio e Zinco, que trazem benefícios ao sistema imune infantil. Só não deixe de consultar um médico, combinado?