Como funciona e como age o expectorante infantil para catarro?

Tratamentos
Publicado em: 01/06/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como funciona e como age o expectorante infantil para catarro?

Se um elefante incomoda muita gente, o catarro nas crianças incomoda muito mais. Se vier acompanhado de tosse, então...Mas ambos são muito importantes, sabia? Por isso, o ideal é utilizar de um expectorante infantil para catarro e ajudar não só na defesa do corpo, mas também no conforto do seu pequeno! 

É que a tosse e o catarro são resultados inconvenientes, mas necessários, do processo natural de proteção das vias respiratórias. Os expectorantes, no caso, não impedem sua produção, só ajudam os pequenos a se livrarem deles mais rapidamente. 

Mas como funciona exatamente o expectorante infantil para catarro? Quando usá-lo? Essas e outras perguntas serão respondidas aqui mesmo, no nosso post. 

Para que serve o expectorante infantil para catarro? 

O expectorante infantil é um medicamento que tem como objetivo ajudar a criança a eliminar mais rapidamente o catarro alojado em suas vias respiratórias, normalmente causado pelas chamadas infecções do trato respiratório superior, e acelerar o fim da tosse que a acomete. 

A tosse com expectoração é um dos sintomas mais comuns da chamada idade pediátrica. Para se ter noção, uma criança pode enfrentá-la, em média, de cinco a oito vezes por ano1

O que acontece é que a tosse e o catarro são parte natural do processo de proteção do sistema respiratório, seja dos pequenos ou adultos. 

Para garantir que o ar que respiramos chegue limpo aos pulmões, o corpo humano se utiliza de diversos filtros, que vão de pequenos "pelos" no interior do nariz (chamados de cílios) ao muco, uma substância viscosa espalhada pelas vias respiratórias que "prende" impurezas e corpos estranhos como se fossem insetos num mata-moscas. 

Quando esse muco está "carregado", sua viscosidade se altera, ele começa a se alojar nas paredes do sistema respiratório e então precisa ser eliminado. Se o termo é estranho, você pode usar o nome mais comum: o catarro. 

E como o corpo faz para eliminar o catarro? Isso mesmo, com a tosse. Definida como uma manobra respiratória¹, a tosse se utiliza da intensidade da contração dos chamados músculos brônquicos para lançar o muco alojado para a faringe e finalmente para a boca. 

Todo esse processo de proteção é muito eficiente, ainda que possa ser demorado. A tosse pode durar de duas2 a oito semanas ou mais1, dependendo do que a causa. 

As impurezas do ar, afinal, podem ser simples fuligens ou até bactérias e vírus. Por isso mesmo, o ideal é observar os sintomas para além da tosse e consultar o seu pediatra antes de tomar qualquer decisão ou medicamento. 

De qualquer maneira, a lógica do expectorante infantil para catarro é simples. O medicamento respeita a integridade da defesa do corpo e só atua na parte final, na expulsão do muco alojado. Não à toa, são indicados pelo Conselho Federal de Farmácia para o tratamento de tosses produtivas3

Fonte: Folhapress 

Como age o expectorante infantil para catarro? 

O expectorante infantil é definido como uma terapia sintomática da tosse2 de uma criança. Isto é, um medicamento que age para tratar dos sintomas de uma possível e comum infecção do trato respiratório superior, no caso a tosse com expectoração. 

A ação desses remédios, geralmente comercializados como xaropes, se divide, ainda que de maneira não tão evidente, em duas frentes, a mucolítica e a expectorante4

Na primeira, o foco é, como indica o nome, o muco. O medicamento age para diminuir sua viscosidade, amenizando sua aderência às paredes do sistema respiratório e facilitando, assim, a sua eliminação. 

Já a segunda ação se dá sobre a expulsão do catarro em si, a partir do estímulo da tosse ou de maior produção do muco e consequente aumento do seu volume4

O expectorante infantil para catarro, então, age como um facilitador, além de possibilitar um maior conforto para os pequenos. Ora, se o muco está mais fluido, a tosse é menos carregada e menos dolorida e se a sua eliminação é mais rápida, a tendência é que os sintomas desapareçam mais rapidamente. 

No entanto, dado seu funcionamento, ele não é indicado para menores de dois anos. Para os maiores, ainda assim é recomendável uma consulta ao pediatra antes de administrar o medicamento. 

Hedera Helix, o expectorante infantil natural 

Entre os medicamentos disponíveis no mercado, não há somente uma substância responsável pelo tratamento sintomático da tosse. Há, inclusive, um expectorante infantil fitoterápico, feito da Hedera Helix. 

Chamada também de hera, esta planta trepadeira conta com diversos benefícios medicinais, com elementos de ação analgésica, calmante, cicatrizante, entre outros. O principal uso de seu extrato, no entanto, é o tratamento de doenças respiratórias como a tosse produtiva5

Um estudo publicado em 2008 na tradicional revista Pediatria Moderna, por exemplo, concluiu que a Hedera Helix se trata de um "fitoterápico com excelente efeito mucolítico e expectorante"6

Por se tratar de um expectorante infantil fitoterápico, a planta também apresenta menores riscos de efeitos colaterais7

A chave está na saponina, um glicosídeo presente no extrato seco da folha da planta. A substância age no corpo dos pequenos de maneira tripla, como mucolítica, broncodilatadora5 e expectorante.  

O efeito mucolítico é capaz de auxiliar na eliminação do catarro. Já a dilatação dos brônquios ajuda a relaxar os músculos locais8, o que serve como uma medida complementar facilitadora da tosse4

Se você estiver atrás de um tratamento natural para a tosse do seu pequeno, que tal a Blumel Hedera? Este xarope fitoterápico é feito à base da planta Hedera Helix9 e não leva açúcares nem corantes. Seu efeito expectorante e fluidificante ajuda a eliminar o catarro, aliviar o peito cheio e tratar a tosse. Mas não deixe de consultar um médico, tudo bem? 

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021. 

1. Sousa M. Tratamento da tosse associada a infecções do trato respiratório superior em crianças: qual a melhor evidência? Revista Portuguesa de Clínica Geral. 2010; 26: 215-219. Disponível em: https://rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/article/viewFile/10729/10465. Acesso em: junho, 2021. 2. Flores P. Utilização de Xaropes para a Tosse em Idade Pediátrica. Gazeta Médica. Janeiro/março, 2018; 1 (5): 37-44. Publicado em 2018. Disponível em: https://www.gazetamedica.com/index.php/gazeta/article/download/139/100. Acesso em: junho, 2012. 3. Conselho Federal de Farmácia. Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios - Tosse. 2018. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Profar%20-%20Guia%20tosse.pdf. Acesso em: junho, 2021. 4. Martín-Aragón S, Benedi J. Farmacoterapia mucolítico-expectorante. Revista Elsevier. 2004; 18 (1): 44-49. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-farmacoterapia-mucolitico-expectorante-13057200. Acesso em: junho, 2021. 5. Kiertsman B, Zuquim SL. O extrato seco de Hedera helix no tratamento das infecções de vias aéreas na infância. Pediatria Moderna. Julho/agosto, 2008; 44(4):143-149. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=ADOLEC&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=505761&indexSearch=ID. Acesso em: junho, 2021. 6. Obara FWHR, Avila RNP, Barbosa BDL. O uso da planta Hedera Helix contra doenças respiratórias. Revista do Instituto Superior de Londrina. 2019. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_63_1560284397.pdf. Acesso em: junho, 2021. 7. Brasil, Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica - Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, n. 33; 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf. Acesso em: junho, 2021 8. Fazio S et al. Tolerance, safety and efficacy ofHedera helix1extract in inflammatorybronchial diseases under clinical practice conditions: A prospective, open,multicentre postmarketing study in 9657 patients. Phytomedicin. 2009; 16: 17-24. Disponível em: http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca/pdfs/Doencas/do-1778.pdf. Acesso em: junho, 2021. 9. Bula do produto Blumel Hedera.