Conheça os 3 melhores fitoterápicos para a criança dormir

Tratamentos
Publicado em: 05/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Conheça os 3 melhores fitoterápicos para a criança dormir

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

Muitos pais e mães se deparam com o problema do sono inquieto das crianças, com a falta de vontade de dormir ou até mesmo insônia causada por variados motivos. Se você já incentiva seu filho a adotar uma boa higiene do sono¹ e mesmo assim não tem efeitos, os fitoterápicos para a criança dormir podem te auxiliar.

Eles possuem a segurança e eficácia comprovada de medicamentos aprovados por órgãos de saúde junto com um efeito menos invasivo proveniente dos compostos naturais utilizados. Entenda melhor como funciona esse tipo de medicamento e os detalhes sobre os fitoterápicos para a criança dormir mais indicados.

Como funcionam os fitoterápicos?

O medicamento fitoterápico é obtido exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais. Eles são reconhecidos pela eficácia e segurança validadas por meio de estudos, pesquisas, ensaios clínicos e documentação científica publicada.²

Todos os riscos do seu uso, assim como qualidades e indicações são reconhecidos cientificamente. Os medicamentos fitoterápicos possuem três principais finalidades: ³

  1. Profilática: prevenindo as doenças;
  2. Curativa: tratando e curando as enfermidades;
  3. Paliativa: diminuindo e aliviando os sintomas das doenças.

Sobre o seu método de produção, eles podem ser tanto manipulados quanto industrializados:

  • Manipulados: preparados em farmácia de manipulação a partir de prescrição de um profissional de saúde habilitado para isso;
  • Industrializados: aqueles produzidos e comercializados pela indústria farmacêutica a partir de um registro da Anvisa e do Ministério da Saúde.

O uso de fitoterápicos é um equilíbrio interessante entre medicamentos alopáticos e opções mais naturais. Isso porque eles aliam o que há de melhor nos ativos das plantas medicinais, com a eficácia comprovada por estudos científicos.

A importância desses medicamentos é tanta que em 2006 o Ministério da Saúde aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde, que inclui o uso de fitoterapia e medicamentos fitoterápicos no SUS⁴.

Como pesquisar e escolher o melhor fitoterápico para a criança dormir?

A melhor maneira de escolher um fitoterápico para a criança dormir é pesquisando em fontes confiáveis e consultando uma pessoa profissional da saúde que seja de sua preferência.

A produção, distribuição e venda de fitoterápicos é controlada pelo Ministério da Saúde e por resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além de garantir a segurança e eficácia de seu uso, esses órgãos são fontes confiáveis para pesquisas de adultos que buscam fitoterápicos para a criança dormir recomendados cientificamente.

Além de pesquisar em manuais e documentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, pela Anvisa e outras fontes confiáveis da área da saúde, é fundamental consultar seu médico de confiança.

Os 3 principais fitoterápicos para a criança dormir

Entre os medicamentos aprovados para uso infantil e adulto no Brasil estão os fitoterápicos para a criança dormir.

Eles se apresentam em dois tipos de formato⁴:

  1. Simplificado: são os extratos, tinturas, óleos essenciais e infusos;
  2. Complexo: são os xaropes, cápsulas, comprimidos e pomadas.

Aqui, selecionamos algumas das sugestões de medicamentos fitoterápicos para a criança dormir encontradas em estudos e manuais. Eles podem ser manipulados em cápsulas, comprimidos, tinturas, entre outros.

1 - Valeriana

A Valeriana é reconhecida por diminuir a latência do sono e a quantidade de sono de ondas lentas em pacientes insones, com quadros associados à ansiedade. O marcador químico utilizado nesse caso nos fitoterápicos é o ácido valerênico⁵.

Além de ser utilizada em adultos, ela também pode ser consumida pelas crianças. É importante consultar uma pessoa profissional de saúde para verificar as doses para cada caso.

2 - Passiflora

Popularmente conhecido como maracujá, os diferentes tipos de passiflora (alata, edulis e incarnata) podem ser usados para fazer a criança dormir. O princípio ativo é retirado de folhas secas, partes aéreas ou folhas frescas, dependendo do tipo de maracujá (doce, azedo ou comum)⁶ .

Ela auxilia em quadros leves de ansiedade e insônia, com agitação, atuando como um calmante suave.

Seu uso não deve ser feito em conjunto com medicamentos sedativos e depressores do sistema nervoso e também não deve ser utilizada cronicamente.

3 - Laranja amarga

A matéria-prima ativa vegetal encontrada nas flores da laranja amarga podem ser utilizadas para quadros leves de insônia em crianças⁶ , sendo um excelente fitoterápico infantil para dormir. É necessário respeitar as doses recomendadas para cada faixa etária, por isso é importante consultar um médico de confiança.

Quais são os benefícios dos fitoterápicos? Conheça outros dois usos desses medicamentos!

É possível usar os medicamentos fitoterápicos para prevenção, tratamento e complementação de tratamento junto com medicamentos tradicionais em diferentes doenças.

Eles aliam a segurança de medicamentos alopáticos com a baixa intervenção de produtos mais naturais. Isso porque a fitoterapia é reconhecida pela utilização de plantas medicinais em diferentes preparações farmacêuticas.

Além dos fitoterápicos para a criança dormir, outros dois usos mais convencionais desse tipo de medicamento em crianças são os de:

  • fitoterápico para a gripe: o uso de extrato de raízes do Pelargonium representa um tratamento efetivo para gripes mais comuns, reduzindo a severidade dos sintomas e diminuindo a duração da doença⁷;
  • fitoterápico para a tosse:  a hedera helix é um medicamento que pode ser utilizado no tratamento de doenças do trato respiratório com muita formação de muco. Os extratos da folha tem eficácia comprovada como antiinflamatório, expectorante e moculítico e podem ser usados para melhorar os sintomas de tosse e auxiliar a expectoração⁸.

Agora que você já sabe quais são os fitoterápicos para a criança dormir mais efetivos, além de outros indicados para gripe e tosse, é fundamental lembrar que seu uso deve ser feito de forma racional e com acompanhamento médico!

Consulte uma pessoa profissional de saúde para saber as melhores indicações para o seu filho no tratamento de insônia, tosses, gripes, resfriados, entre outros!

Aproveite para conhecer o xarope fitoterápico Blumel Hedera9 para a tosse. Ele é um ótimo expectorante e fluidificante, que não possui açúcares nem corantes, e contém em sua formulação extrato seco de folhas de Hedera Helix!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021.

1. Departamento Científico de Medicina do Sono. Higiene do Sono. Sociedade Brasileira de Pediatria. Setembro, 2017; nº 1. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19807c-DocCient_-_Higiene_do_Sono.pdf . Acesso em: junho, 2021.2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_programa_nacional_plantas_medicinais_fitoterapicos.pdf . Acesso em: junho, 2021.3. Macedo JABM. Plantas medicinais e fitoterápicos na atenção primária à saúde: contribuição para profissionais prescritores. Rio de Janeiro. Monografia [Especialização em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade] - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; 2016. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17719/2/12.pdf . Acesso em: junho, 2021.4. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica - Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento; n.33. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf . Acesso em: agosto, 2021.5. Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. Quais plantas medicinais e fitoterápicos podem ser utilizados de forma segura e eficaz para distúrbios do sono? Biblioteca Virtual em Saúde. 20 outubro, 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/aps/resource/pt/sof-35544 . Acesso em: junho, 2021.6. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente. Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 4. ed. São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; 2019. Disponível em: http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf . Acesso em: junho, 2021.7. Lizogub VG, et al. Efficacy of a pelargonium sidoides preparation in patients with the common cold: a randomized, double blind, placebo-controlled clinical trial. Explore (NY). 2007;3(6):573-84. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1550830707003333 . Acesso em: junho, 2021. 8. Lutsenko Y, et al. Hedera helix as a medicinal plant. Herba Polonica. 2010; 56 (1): 83-96. Disponível em: http://yadda.icm.edu.pl/yadda/element/bwmeta1.element.agro-article-02fb546a-ebc9-4ebf-b6c9-4d0103c5908f . Acesso em: junho, 2021.9. Bula do produto Blumel Hedera.