Você sabe para que serve o expectorante e como ele pode ajudar a tosse com catarro do seu filho?
Quando ouvimos uma tosse com o peito cheio, ficamos preocupados. Porém, esse reflexo é importante para o corpo.
E quais são as razões da tosse? O que pode causar tosse com catarro? Como diminuir esse sintoma? Leia para descobrir as respostas!
O que é expectorante?
O expectorante é um remédio que ajuda a soltar o muco e a secreção das vias respiratórias, deixando-os mais líquidos e facilitando a expulsão por meio da tosse¹. Embora esse reflexo seja importante para a proteção do corpo, ele pode ser desconfortável, certo?
A tosse é uma reação do sistema imunológico que protege as vias respiratórias da entrada de microrganismos, e pode ser classificada em dois tipos: 4
- Seca: quando não há presença de secreção;
- Produtiva: caracterizada pela presença de muco e secreção, também conhecidos como catarro.
O trato respiratório tem naturalmente uma camada de muco que ajuda a manter as vias aéreas úmidas e protege contra a entrada de microrganismos e partículas indesejadas. ¹
Entretanto, algumas infecções respiratórias alteram a composição do muco, tornando-o mais viscoso, causando o desagradável congestionamento. ¹
Sendo assim, o expectorante serve para aliviar esse congestionamento, reduzindo a consistência do muco e contribuindo para sua eliminação. ¹
Para que serve o expectorante?
Os expectorantes servem para expectorar, isto é, expelir a secreção, liberando as vias respiratórias. Além de hidratar as vias aéreas, o medicamento diminui a viscosidade do catarro, fazendo com que ele saia mais facilmente através da tosse. ¹
As principais funcionalidades do expectorante são:¹
- Aliviar o desconforto provocado pelo excesso de secreção no trato respiratório;
- Alterar o aspecto do catarro, tornando-o menos viscoso e mais líquido;
- Facilitar a limpeza das vias aéreas, estimulando a tosse produtiva.
A tosse com produção de catarro é comum em algumas infecções do trato respiratório, como:¹
- Bronquite crônica;
- Asma;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica.
Gripe, resfriados e sinusites também podem promover o acúmulo de secreção, favorecendo o congestionamento nas vias respiratórias.4
Agora que você sabe para que serve o expectorante, confira seus principais benefícios abaixo.
Quais as vantagens de usar expectorante?
Apesar da tosse ser importante para eliminar invasores do corpo, ela pode ser desconfortável. Quando o excesso de secreção afeta a rotina e o bem-estar das crianças, é importante tomar medidas para ajudar a aliviar e garantir o conforto de volta.
O expectorante não só ajuda a tornar a secreção mais líquida e a facilitar a eliminação do catarro, mas também pode aliviar a tosse de forma mais rápida¹, trazendo conforto para as crianças e tranquilidade para os pais.
No geral, as vantagens que o expectorante pode proporcionar são:
- Alívio da congestão;
- Torna o ato da tosse mais fácil;
- Melhora mais rápida.
No entanto, para obter os benefícios do medicamento, o uso deve ser feito com orientação e indicação de um profissional.
Como expectorar o catarro?
A tosse é o principal mecanismo para expelir o catarro do organismo². Usar um expectorante facilita a eliminação do catarro presente nas vias aéreas, tornando-o mais líquido e fácil de sair por meio da tosse.¹
Outras medidas que podem auxiliar a expulsar a secreção do organismo são:
- Hidratar as vias respiratórias;
- Aumentar o consumo de líquidos;
- Umidificar o ambiente.
É importante lembrar que o expectorante é um remédio que ajuda a aliviar os sintomas, mas não trata a causa da tosse produtiva. Por isso, é fundamental buscar ajuda médica para identificar a origem do problema.
Quando procurar atendimento pediátrico?
Febre, falta de ar e dificuldade para respirar são sintomas que podem acompanhar a tosse produtiva e merecem atenção especial. ² Se você notar que a criança apresenta o peito muito cheio, é fundamental levá-la ao médico, para não correr o risco de agravar a situação.
Também é importante estar atento à duração do sintoma. No geral, a tosse pode ser classificada em: 4
- Aguda: o sintoma dura por até três semanas;
- Subaguda: a tosse tem duração entre três e oito semanas;
- Crônica: a tosse permanece por mais de oito semanas.
Quando tomar expectorante?
O expectorante é usado, principalmente, em infecções respiratórias que provocam a tosse produtiva, também conhecida como tosse com catarro. ³ Para fazer o uso correto e garantir a eficácia do medicamento, é preciso ter a orientação e recomendação de um pediatra.
Agora que você já sabe para que serve, ficou curioso para descobrir qual o melhor expectorante infantil?
Entre as possibilidades existentes no mercado, o pediatra pode indicar o Blumel Hedera, um xarope fitoterápico infantil para crianças a partir de dois anos de idade.
Esse xarope expectorante infantil tem em sua fórmula um extrato seco de folhas de Hedera Helix, que é uma planta reconhecida cientificamente para o tratamento de doenças do trato respiratório onde há muita formação de muco.
Por ser feito à base de uma planta que possui efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, o xarope Blumel Hedera pode ser usado para a tosse em crianças, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Além disso, não possui em sua formulação a adição de açúcares, corantes ou aromas artificiais.
Informe-se com o pediatra do seu filho sobre as melhores práticas para combater a tosse e invista em medicamentos de qualidade comprovada, como Blumel Hedera, para auxiliar no bem-estar e saúde dos pequenos!
Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2023.”