Em determinadas épocas do ano, os sintomas que afetam o sistema respiratório aparecem com força. Nessas horas, é sempre bom saber quais os benefícios do xarope e quando dar o medicamento aos pequenos.
Esse conhecimento ainda faz mais sentido se pensarmos que a tosse é bastante incômoda e pode afetar muito o bem-estar.
Independentemente de como ela apareça, seca ou com catarro, é impossível não se preocupar e buscar medidas para amenizar o desconforto, não é verdade? É aí que o xarope entra em cena!
Pensando nisso, que tal descobrir quando o xarope é uma opção e qual tipo pode ser mais eficiente para os sintomas do seu filho? Continue a leitura para conferir!
Para que serve o xarope?
O xarope é um medicamento usado para amenizar o desconforto causado pela tosse, um dos sintomas mais comuns em várias condições respiratórias. ¹ Embora seja um mecanismo importante de defesa do organismo, que protege as vias respiratórias da entrada de patógenos¹, a tosse é muito incômoda.
Ela é um sintoma frequente em quadros de gripes, resfriados e alergias respiratórias, como a rinite. Existem dois tipos de tosse, sendo: ²
- Tosse seca: marcada pela ausência de secreção;
- Tosse produtiva: conhecida como tosse com catarro, já que a presença de secreção é a sua principal característica.
Além disso, ela pode ser classificada conforme a sua duração, como: ²
- Aguda: durando menos de três de semanas;
- Subaguda: permanecendo de três a oito semanas;
- Crônica: ficando por mais de oito semanas.
Quando o sintoma começa a afetar a rotina das crianças, prejudicando o sono ou a alimentação, é preciso intervir para garantir o conforto delas. Para isso, o médico pode indicar o uso de xaropes. ¹
O que o xarope faz no organismo?
Atualmente, existem vários tipos de xaropes com atuações específicas no organismo. Por exemplo: os mucolíticos alteram a consistência do muco, o que facilita a sua eliminação pela tosse. Já os expectorantes atuam na expulsão da secreção presente nas vias aéreas. ³
É importante ressaltar que, antes de fazer o uso dos xaropes nas crianças, é indispensável passar por uma avaliação médica. Afinal, o medicamento correto irá depender da causa da tosse.
Entre os principais tipos de xarope, podemos citar: ²
- Antitussígenos: medicamentos que inibem a frequência da tosse;
- Mucolíticos: soluções que promovem a eliminação do muco;
- Antialérgicos: medicação que ajuda a aliviar os sintomas do quadro alérgico;
- Expectorantes: xaropes que aumentam a secreção e estimulam a sua expulsão.
Não se esqueça de que para ser eficaz e atuar adequadamente no organismo da criança, é importante usar o xarope correto. Portanto, converse com o pediatra sobre a melhor opção para o seu pequeno.
Benefícios do xarope: faz bem tomar?
O principal benefício do xarope é o alívio do desconforto causado pela tosse¹. Além disso, cada tipo de medicamento pode proporcionar um ganho: o expectorante, por exemplo, ajuda a eliminar o excesso de secreção. Já o antitussígeno age diretamente na tosse, reduzindo o sintoma. ²
Sendo assim, os benefícios do xarope dependem do seu tipo: ²
- Os expectorantes aliviam a congestão e estimulam a saída do catarro pela tosse;
- Os mucolíticos tornam o muco mais líquido, ajudando a eliminação;
- Os antitussígenos diminuem a intensidade com que a tosse ocorre.
Apesar de muito útil para restabelecer o bem-estar dos pequenos, o xarope age no sintoma, mas não trata a causa da tosse. Portanto, a avaliação individual de um médico para chegar à raiz do problema é fundamental.
Como funciona o xarope expectorante?
A tosse produtiva, também chamada de tosse cheia, é marcada pela presença de catarro nas vias aéreas, provocando uma congestão nasal que dificulta a respiração. O xarope expectorante, como o nome indica, ajuda a expectorar a secreção. Isto é: ele age expulsando o excesso de muco das vias respiratórias. 4
O trato respiratório é revestido por muco com a função de proteger e umedecer as vias aéreas. A entrada de fatores alérgenos ou infecciosos altera a composição desse muco, tornando-o mais viscoso, resultando na congestão. 4
Sendo assim, os xaropes expectorantes auxiliam a: 4
- Reduzir a viscosidade do muco;
- Aliviar o congestionamento nasal;
- Expulsar o catarro das vias aéreas.
Quando tomar xarope expectorante?
O expectorante é indicado em quadros respiratórios que provocam a tosse produtiva.5 Porém, para fazer o uso correto e garantir a eficácia do medicamento, é preciso ter a orientação e recomendação de um pediatra.
As principais condições que podem causar a tosse com presença do catarro são: 5
- Gripe;
- Bronquite;
- Sinusite aguda.
Se perceber que a criança está tossindo muito e com o peito cheio, não deixe de levá-la ao médico para obter o diagnóstico e tratamento adequado.
Qual o melhor xarope expectorante para criança?
Agora que você conhece os benefícios do xarope, ficou curioso para descobrir qual pode aliviar a tosse com catarro do seu filho?
Entre as possibilidades existentes no mercado, o pediatra pode indicar o Blumel Hedera, um expectorante infantil para crianças a partir de dois anos de idade.
Esse xarope expectorante tem em sua fórmula o extrato seco de folhas de Hedera Helix, que é uma planta reconhecida cientificamente para o tratamento de doenças do trato respiratório em que há muita formação de muco.
Por ser feito à base de uma planta que possui efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, o xarope Blumel Hedera pode ser usado para a tosse em crianças, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração.
Além disso, não possui adição de açúcares, corantes ou aromas artificiais em sua formulação.
Informe-se com o pediatra do seu filho sobre as melhores práticas para combater a tosse e invista em medicamentos de qualidade comprovada, como Blumel Hedera, para auxiliar o bem-estar e saúde dos pequenos!
Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2023.